Entra ano, sai ano, e milhões de pessoas passam a ser novos cidadãos online. Não adianta. Sempre tem novidade, e por mais fakes criados, por mais redes sociais novas que apareçam e acabam sendo adotadas pelas mesmas pessoas que estão sempre nelas,  os humanos reais continuam aumentando seu número na web e ficando cada dia menos offline.

Se um dia a gente lia notícias no jornal e quando queria criticar, dar sugestão de pauta, ou acrescentar algo, tinha que escrever uma carta e enviar para a publicação, hoje basta clicar em “Comentar” e o problema está resolvido. Interatividade. Interação. Tudo ficou muito mais dinâmico, de repente todos têm voz. Escrever passa a ser uma ação de muito mais responsabilidade, mesmo que a internet seja sinônimo de anarquia e anonimato, as coisas não funcionam bem assim quando você começa a se tornar influente e vai ficando popular. Publicou, é para sempre.

Com esse monte de gente interagindo o tempo todo, é comum ter uma sensação de desorientação. Ficamos perdidos e não sabemos qual artigo ler, que video assistir, que banda nova escutar primeiro. Muita gente se perde de verdade. Acaba sub-utilizando recursos excelentes, como o Twitter, a Twitcam, e o Youtube. Essas ferramentas poderosas adquirem uma fama terrível, por conta de uma galera que não sabe usá-las para finalidades mais nobres ou mais instrutivas.

Internet não é só passa-tempo e um lugar onde você pode trocar mensagens com seus amigos. É um ambiente de compartilhamento de informações, divulgação de coisas importantes. O mundo acontece na internet, e se você passa muito tempo online e não sentiu nada disso, tem alguma coisa muito errada com seus hábitos na rede.

Está na hora de revê-los.

Para conferir para meu artigo sobre o uso da Twitcam no GarotasCPBr: clique aqui.

6 comments

  1. Rafael · January 4, 2011

    Bom post, parabéns pelo blog. ^^

  2. Rafael · January 4, 2011

    Bom post, parabéns pelo blog. ^^

  3. magnus · January 4, 2011

    falando em coisas interessantes e provando que não há apenas a diversão na internet:

    http://www.kiddofspeed.com/chernobyl-revisited/

    • garotacocacola · January 4, 2011

      Hard, hein? gostei.

  4. magnus · January 4, 2011

    falando em coisas interessantes e provando que não há apenas a diversão na internet:

    http://www.kiddofspeed.com/chernobyl-revisited/

    • garotacocacola · January 4, 2011

      Hard, hein? gostei.