Eu tinha que postar isso.

————————-

Eu e a minha irmã assistimos um pouco do VMB ontem. Eu estou super por fora do que anda acontecendo com a música para adolescentes, e a única coisa que eu assisto na MTV é MTVDebate e Grávida aos 16. Então minha irmã tentava me atualizar do que estava acontecendo, e o significado de algumas piadinhas, conforme o programa ia acontecendo.

Eis que eu escuto falar no Arnaldo. Daí eu perguntei para minha irmã o que que o Arnaldo estava fazendo no VMB.

– Ah, ele fez um show com o Restart – não lembro se ela disse Restart, ou Fresno, ou NXZero, ou qualquer uma dessas bandas aí.

– Como assim? – eu fiquei estupefata – O Arnaldo Antunes???

– É… acho que é esse mesmo… Sabe, talvez fosse melhor eles terem feito show com _________ (insira aqui o nome de qualquer banda emo que minha irmã escute), porque ia ter mais público. Esse tal de Arnaldo aí ninguém conhece.

– Tu não sabe quem é Arnaldo Antunes?

– Não.

– Ele é dos Mutantes, poxa!

– …

– Mutantes. Tu não sabe o que é Mutantes?

– Não.

– Era uma banda dos anos 60, muito boa por sinal. Até o Kurt Cobain falou sobre eles numa entrevista.

– Quem?

– O Kurt Cobain!

– Não sei quem é.

——————————————–

Tentei me pôr no lugar da minha irmã, sabe. Lembrei de um texto do Alex Castro que fala sobre isso; que ninguém pode exigir que uma geração saiba dos grandes artistas de uma época mais antiga, porque provavelmente esses que estão exigindo também não sabem dos grandes artistas da geração anterior à deles. Pelo menos na maioria dos casos.

Bem, o fato é que fiquei pensando lá, que uma prima que mora perto da nossa casa tem até um cachorro chamado Kurt Cobain,  e que eu já falei sobre Mutantes várias vezes com a minha mãe, na frente da minha irmã. Poxa, será que tem tanta informação assim paras crianças que elas não conseguem nem se ligar em coisas do dia a dia? Minha irmã não esboçou nenhuma reação de mínimo reconhecimento por nenhum dos nomes citados. Eu disse para ela que não era errado não saber essas coisas e tal, que eu não ia ficar zoando ela, e que respeito os gostos musicais dela. Mas o que me doeu foi que ela não quis nem saber o que era Nirvana, nem ao menos se interessou em ouvir Mutantes comigo no youtube. Tipo, fechou a mente só para aquilo que o Felipe Netto comenta, e a MTV coloca no VMB e deu. Não quer saber de conhecer mais nada. Muito triste.

—————————————————————–

Aí acordei hoje de manhã e me dei conta que o Arnaldo Baptista é dos Mutantes, não o Antunes.

Shame on me.

0 comments