Chico Buarque é que nem Paulo Coelho; ou se ama, ou se odeia. É que nem o PT antigamente, é que nem Grêmio, é que nem Inter.

Eu tenho uma opinião tranquila sobre ele. Não acho que o cara tem todo o sex appeal que a mulherada diz – é só um cara normal que tem olhos azuis. Poxa, aqui no sul tem vários, e muito mais gatos. Tampouco acho que ele é um gênio no entendimento das mulheres. Algumas de suas canções realmente são lindas, mas tem muitas outras que descarto, e outras que são bem machistas. Sua voz é um pouco peculiar, mas aos meus ouvidos é bem agradável, o que pode não acontecer com todas as pessoas. Eu não entendo o ódio pelo Chico, mas também não entendo o amor.

O mesmo pensamento se passou por mim ontem ao ver a Dilma no noticiário da tv. Eu super mandei minha mãe e a vizinha calarem a boca para ouvir o que a mulher estava dizendo sobre a universidade no Brasil e tudo, não só porque isso me diz respeito, mas porque me parece que o plano de governo dela vai ser o melhor proposto esse ano. Daí que levei um baita de um susto quando a minha mãe e a vizinha disseram que o Serra vai ganhar certo, e ainda fizeram uma careta para a Dilma.

Sério, quase infartei.

Não sou militante, não sou daquelas pessoas chatas que ficam discutindo política com todo mundo o tempo todo (salvo uma ou duas vezes em que bebi demais). Mas me preocupo com quem está lá no poder, oras. Política é um SACO. Odeio falar sobre ela. Mas que porra de mulher sou eu se der de ombros para um assunto que – inevitavelmente – me atinge? É como limpar o cocô do David, meu cachorro. É uma chatice, atividade desagradável, mas é um assunto que me diz respeito, porque se eu não limpar, o pátio vai ficar literalmente uma merda.  Perguntei para elas porque tinham tanto ódio pela Dilma e etc, ainda mais se ela era apoiada pelo Lula. Sabe o que elas me disseram? Que o Lula poderia ter feito mais coisas em tanto tempo de governo, que a Dilma é grossa e estúpida, etc. Então perguntei porque elas queriam que o Serra ganhasse. Aí me disseram que é porque a maioria iria votar nele. Tá, mas isso não me diz porra nenhuma sobre porque ele é melhor que a Dilma.. não é?

Sabe… eu não vou entrar no mérito da questão sobre o nível de interesse da minha mãe e da vizinha em política. Mas elas representam a maioria da população; classe média baixa, vê novela, vê Jornal Nacional, vê Pânico, essas coisas. E ainda por cima minha mãe é cabelereira e a vizinha é manicure, ou seja, elas são o epicentro do motim da opinião geral. Eu conheço as duas desde que eu nasci, e eu sei que elas são fortemente influenciadas pela opinião geral que elas ouvem todos os dias no salão de beleza. Das clientes, dos entregadores de material, dos pedreiros das proximidades, da galera da padaria, essas coisas. Eu sempre me ligo no que o povo tá pensando sobre algo perguntando para minha mãe. O que ela me responder, é o que a geral tá pensando.

E aí vem minha mãe dizer que vai votar no Serra, sem nem saber qual é o plano de governo dele, porque a Dilma é grossa e o Lula poderia ter feito mais em 8 anos de governo.

Daí foi minha vez de perguntar, né. O FHC ficou quanto tempo mesmo lá? O que ele fez? Hum? Vocês esqueceram que o Collor também é farinha do mesmo saco que o Serra?

Vocês sabiam que o Lula conseguiu fazer do Brasil um credor do FMI? Vocês sabem o que é isso? Vocês sabiam que o Brasil nunca teve tantas universidades públicas quanto a passagem do governo Lula?

A Dilma lutou armada na época da ditadura, a mulher é ministra, é uma grande economista, sobreviveu a um câncer. E galerê vem me dizer que ela não merece o palanque presidencial porque é GROSSA? Só faltou dizer que é porque ela não é uma beldade. Faça-me o favor! As mulheres, principalmente as mulheres, deveriam se orgulhar de ter alguém tão bem capacitada representando nosso sexo – por muitos considerado o sexo frágil – de maneira tão categórica e absoluta.

Agora o povinho fica aê naquelas de dizer que Dilma e Lula blablablablá Zzzzzzz, que fizeram qualquer merda ZZzzzzzzz.

Aí eu te digo que BAH TCHÊ. Ninguém é perfeito, putaquepariu. Nem o Obama fugiu de fazer merda no governo. Se controlar uma casa, administrar o cartão de crédito, já é difícil para a maioria dos brasileiros, imagina comandar um país. Ninguém será perfeito nunca. Até o grande JK cagou nosso transporte ao ter a idéia (de girico) de investir mais em estradas rodoviárias, e abandonar as ferrovias onde passavam os trens.

Só que esse tipo de merdinha feita por um governante, não é nada comparado a grande canalhice do Collor, por exemplo, roubando a poupança de todo mundo, na maior cara-de-pau. Ou, por exemplo, a idiotice que o Britto fez ao privatizar a maioria das nossas estatais aqui no sul. Vocês não lembram? Eu era piá, mas eu lembro.

O monte de abobrinha que a minha mãe e a minha vizinha falaram me preocupam. Porque elas representam a maioria da população, e o voto delas faz muita diferença. E eu não quero Serra, nem nenhum outro, no poder.

Eu quero a Dilma.

Só que eu acho que ela está muito próxima de virar um Chico Buarque – naquela vibe de ou se ama, ou se odeia. E isso pode ser muito perigoso. Não foi legal para imagem internacional do Fidel, não vai ser para Dilma.

Que  merda.

2 comments

  1. magnus · August 4, 2010

    Eu ouvi uma conversa do Zôto no ônibus esses dias. Duas senhoras que não se conheciam (uma embarcou bem depois da outra e elas começaram a falar no meio da viagem, sobre o tempo). Falando que viram na internet que a Dilma é sequestradora, que matou e que fez não sei mais o quê (aquele boato que circula pelos e-mails).

    Aí uma diz assim:
    Tu sabe que eu vi ela com o Collares? Eu sempre gostei dele. Mas agora ele ta com aquela lá! Aquela bandida!
    E a outra:
    É um semvergonha!

    Vamos discutir o que com essas senhorinhas? Elas estão naquele grupo que acham que na internet tudo é de verdade.

  2. magnus · August 4, 2010

    Eu ouvi uma conversa do Zôto no ônibus esses dias. Duas senhoras que não se conheciam (uma embarcou bem depois da outra e elas começaram a falar no meio da viagem, sobre o tempo). Falando que viram na internet que a Dilma é sequestradora, que matou e que fez não sei mais o quê (aquele boato que circula pelos e-mails).

    Aí uma diz assim:
    Tu sabe que eu vi ela com o Collares? Eu sempre gostei dele. Mas agora ele ta com aquela lá! Aquela bandida!
    E a outra:
    É um semvergonha!

    Vamos discutir o que com essas senhorinhas? Elas estão naquele grupo que acham que na internet tudo é de verdade.